Esta??oII

Fórum da Cidadania de Santos

O Fórum da Cidadania de Santos, idealizado pelo sociólogo Celio Nori, iniciou as atividades em 18 de maio de 2002. É um espaço informal, suprapartidário e inter-religioso, sem fins lucrativos, que forma uma rede de entidades, de cidadãs e cidadãos no exercício pleno de sua cidadania participativa, progressista, de forma ativa, solidária e coletiva. Cumpre um papel fundamental na região, de reunir e fortalecer organizações, movimentos sociais e lideranças comprometidas com a luta pelos Direitos Humanos, Cultura, Comunicação, Educação, Meio Ambiente, Democracia, Resistência e Justiça Social , além do combate a todas as formas de discriminação.

objetivos

Objetivos

O Fórum da Cidadania de Santos tem como objetivos, além de mobilizar para a participação:

• Promover o Interesse Público, Justiça Social e Dignidade para todos;
• Valorizar a Diversidade Étnico-Cultural;
• Combater a Desigualdade e todas as formas de preconceitos e discriminações;
• Exercer o Controle Social e Democrático sobre os poderes constituídos, agentes de mercado e meios de comunicação no sentido de ser garantida a Transparência e Gestão
• Democrática de Cidade;
• Fomentar ações que promovam o Desenvolvimento Sustável da cidade e região.

Realizações:

  • Fórum Social da Baixada Santista, em 2017, 2019 e 2021 (on-line), inspirado no Fórum Social Mundial;
  • Núcleo Regional BrCidades (RMBS);
  • Núcleo Regional de Economia de Francisco e Clara;
  • Observatório Indígena;
  • Frente Ambientalista da Baixada Santista;
  • Frente Ampla pela Cultura da Baixada Santista;
  • Mostra de Cinema e Cidadania.

 

meios

Organização da Sociedade Civil (OSC) Consciência pela Cidadania - Concidadania

Para dar suporte jurídico às ações do Fórum da Cidadania de Santos, em 11 de dezembro de 2004, foi constituída esta OSC para viabilizar sua sede social e projetos relacionados com a missão e os princípios da entidade. Desde então, a entidade participa dos conselhos de representação nas diversas instâncias. Realiza vários projetos, propostos e discutidos nas comissões de Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente e Cultura, tais como cursos, debates, seminários, atos públicos, práticas culturais, campanhas educativas e projetos em parceira com instituições da comunidade, tais como:

  • Escola de Cidadania da Baixada Santista (3ª edição);
  • Projeto Condomínio Sustentável (3ª edição);
  • Câmara Jovem (desde 2014);
  • Estação da Juventude: Saúde, Cultura e Cidadania;
  • Estação Mulher: Saúde, Cultura e Cidadania;
  • Semana Mundial do Brincar;
  • Lançamento de livros de escritores e escritoras da região;
  • Festa do Livro (faz parte do calendário da Cidade);
  • Semana de Arte Transmoderna, a SAT22;
  • Semana da Cidadania Sociólogo Celio Nori.

 

 

 

Estação da Cidadania de Santos

Inaugurada em 25 de agosto de 2006, após tombamento pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa), por iniciativa da ex-vereadora Suely Morgado (in memoriam), a antiga Estação Ferroviária Sorocabana passou a sede permanente da Concidadania, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos. O espaço, com forte potencial socioeducativo e ambiental, abriga as atividades do Fórum da Cidadania de Santos e do Fórum Social da Baixada Santista com seus parceiros, promovendo encontros, reuniões, cursos, seminários, painéis de debates, exibição de filmes e documentários, exposições, atividades artísticas, lançamento de livros bem como diversas ações de interesse público. A Praça da Cidadania, tornou-se ponto de referência para a organização e manifestação dos movimentos sociais e coletivos progressistas na promoção e estímulo à participação popular cidadã.  

Saiba mais
forum-moldura
old-moldura

Nossos Pilares

cultura

educação

Cidadania

Meio Ambiente

Espaço para educação e desenvolvimento socioambiental

Estação da Sustentabilidade

Espaço para educação e desenvolvimento socioambiental

Com a atual demanda de consumo em recursos naturais para o desenvolvimento e manutenção de grandes cidades, poucas pessoas imaginam a importância de ter bons hábitos. A educação ambiental se revela como importante ferramenta no processo de conscientização e troca de saberes, além do fortalecimento de redes e fomento da conexão entre a sociedade e o meio ambiente. A partir desta compreensão, foi elaborado um calendário de cursos pertinentes à Sustentabilidade. Plantio de mudas nativas, horta caseira, utilização de ervas medicinais, paisagismo, reutilização de materiais recicláveis, reflexão a respeito do consumo, são alguns temas. Confira informações completas aqui. 

Calendário

Fotos

menor ambiente cidadania cultura educacao forum-moldura grande medio

Vídeos

Associe-se já

Por que Colaborar?

Desempenhamos um importante papel para o desenvolvimento local e regional de uma cultura cidadã, bem como para o desenvolvimento de projetos de educação para cidadania e para a construção de uma diretriz que leve a uma Santos Sustentável.

Além disso, nos tornamos uma referência marcante para viabilizar iniciativas que possam contribuir para a conquista de uma cidadania plena para todos. Colaborar significa também fazer parte do projeto de uma cidade melhor.

Associa-se

O papel dos associados é importante em diversos momentos, participar das atividades do Fórum pode significar estar presente nas assembleias, propor ações, comparecer a eventos e discussões de temas pertinentes à cidadania e contribuir com a mensalidade, no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais), que na verdade é a taxa de manutenção necessária para nosso funcionamento.

Somos uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos e sem esse importante aporte dos associados não teríamos conseguido realizar tantas ações.

Como doar?

Depósito bancário
Boleto bancário

Tem dúvidas?

Para qualquer dúvida ou informação complementar, entre em contato conosco:

E-mail: contato@forumdacidadania.org.br

Tel: (13) 3221-2034

Nosso horário de expediente de segunda a sexta de 14h às 21h

Contribua com o Fórum da Cidadania

Eventual

Assinatura