Conselho de coordenação é composta por 11 (onze) pessoas eleitas pela Assembleia Geral Ordinária (AGO) para um mandato de dois anos, sendo permitida somente uma reeleição na mesma função (coordenação geral; coordenação adjunta; coordenação financeira; coordenação administrativa; coordenação técnica; coordenação jurídica; coordenação de patrimônio; coordenação de captação de recursos; coordenação de comunicação; coordenação de planejamento e coordenação de relações com a comunidade).
Conselho fiscal é formado por três membros/membras titulares e três membros/membras suplentes eleitas/eleitos na mesma AGO que votou o Conselho de Coordenação, com mandato de dois anos, sendo permitida somente uma reeleição na mesma função.
Coordenações e responsabilidades
Coordenação geral
Promover os princípios da Cidadania, zelar pelo cumprimento do estatuto e responder legalmente pela gestão da entidade em conjunto com a coordenação financeira. Deve analisar e atualizar as informações pertinentes a Instituição junto aos demais coordenadores e seus associados.
Coordenação adjunta
Assessorar a coordenação geral, substituindo-a em caso de impedimento. Analisa e verifica a pertinência das determinações sugeridas no conjunto de coordenadores.
Coordenação financeira
Administrar os recursos financeiros das mensalidades dos/das associados/as, doações e projetos, realizar campanha de arrecadação, quando necessário, além de prestar contas dos valores recebidos e pagamentos realizados pela entidade. Atuar em sintonia com a coordenação técnica e de captação de recursos.
Coordenação administrativa
Organizar e viabilizar o funcionamento da entidade, convocar, assembleias e reuniões, garantindo o registro formal dos eventos, assim como zelando pela sua documentação, podendo substituir a coordenação financeira em caso de impedimento.
Coordenação técnica
Assessorar a coordenação geral na defesa da Cidadania, articular com a sociedade civil sobre as pautas da entidade propondo atividades em parceria. Atuar em sintonia com a coordenação financeira e de captação de recursos. Analisa a estrutura técnica dos projetos com objetivo de prever os riscos potenciais nas ações propostas.
Coordenação jurídica
Analisar a documentação e solicitações e assessorar a coordenação geral da Entidade. Verifica os contratos e orienta a execução das operações dentro das normas legais na defesa dos direitos das pessoas/profissionais envolvidos e relacionados a Entidade.
Coordenação de Patrimônio
Registra, classifica, identifica os bens mobiliários permanentes, equipamentos tecnológicos e instalações. É responsável também por verificar e orientar a forma como os bens são utilizados, além de cuidar da manutenção e conservação dos bens registrados.
Coordenação de captação de recursos
Manter contato com as organizações públicas, privadas e do terceiro setor viabilizando doações, patrocínios, parcerias financeiras e projetos desenvolvidos pela entidade. Atuar em sintonia com a coordenação financeira e técnica.
Coordenação de comunicação
Manter contatos com os profissionais de comunicação locais e regionais para promover as pautas da entidade; estruturar a comunicação da entidade; discutir política de comunicação social considerando a democratização das mídias e o direito à comunicação. Organiza a comunicação entre os públicos internos e externos tendo como parâmetro o regimento interno da Instituição.
Coordenação de Planejamento
Estruturar planejamento de curto, médio e longo prazos para atuação na região. Analisa a viabilidade, pontos positivos e negativos, identifica o público potencial beneficiário do plano de trabalho e sua adequação ao Estatuto da Instituição.
Coordenação de relações com a comunidade
Estabelecer contatos com órgãos governamentais, entidades da sociedade civil, movimentos sociais e ONGs. Faz a ponte entre públicos internos e externos. Trabalha em conjunto com o coordenador de planejamento.