Hoje é Dia Mundial da Àgua

22 de março de 2017
Por

No dia 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas instituiu o Dia Mundial da Água e lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que coloca a água como patrimônio do planeta, já que os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e limitados. Assim, a  responsabilidade de cuidar da água é nossa, em especial do poder público e das grandes indústrias Respeitar a água e seus ciclos é essencial para a sobrevivência do planeta.

Infelizmente, ainda enfrentamos cotidianamente no Brasil problemas relacionados aos ciclos da água, e seu uso. As águas de mananciais do Estado de São Paulo, embora prioritárias para o abastecimento público, tem sido degradadas, invadidas e poluídas.

A Lei Nacional de Saneamento Básico define o “esgotamento sanitário” como sendo constituído por infraestruturas e instalações operacionais que garantam a coleta, transporte, tratamento e disposição, pois falar sobre a água é falar de vida e de saúde pública.
Esse ano, em Nova York, ocorre a Conferência Internacional dos Oceanos, que mostra que o tema da proteção das águas fica cada vez mais em evidência, com o enorme problema da poluição dos oceanos com plásticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Eca na Escola

História