Projeto Condomínio Sustentável tem início esse ano

24 de janeiro de 2017
Por

Neste dia 6 de janeiro de 2017 foi publicado no diário oficial do município de Santos, a aprovação do termo de convênio entre o Fórum da Cidadania e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para a realização do Projeto  Condomínio Sustentável, que terá como eixos de atuação a educação ambiental, a gestão de resíduos, a eficiência energética, a utilização e economia de água. Este projeto irá abordar 700 edifícios nos 7 bairros da orla da cidade, com a proposta de oferecer um diagnóstico sobre estes temas da sustentabilidade e de apresentar diferente soluções permitindo a adequação, otimização e conformidade, principalmente no que tange a nova lei municipal nº 952 de 2 de janeiro deste ano, que  permitirá implementar um grande avanço na gestão dos resíduos no município.

Além disso o projeto Condomínio Sustentável irá desenvolver também campanhas de informação através das mídias, com a organização de palestras e seminários visando uma maior conscientização ambiental dos moradores, funcionários  dos condomínios,  assim como da população de forma geral.

O projeto será financiado com recursos do Fundo Municipal de Preservação e Recuperação do Meio Ambiente.

A iniciativa  junto a outros projetos, de acordo com declaração do  Secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório, no Diário Oficial, contribuirá muito para construção de uma diretriz que leve a uma Santos Sustentável.

Isso porque além do Condomínio Sustentável e de outros projetos essa semana também foi aprovada a Lei Complementar 952, que cria o Programa Socioambiental de Coleta Seletiva Solidária Recicla Santos, disciplinando o gerenciamento do lixo e da coleta.

O Plano Nacional de Resíduos Sólidos também está contemplado com a ação, já que grandes geradores de resíduos terão de fazer o trabalho por conta própria, como estabelecimentos comerciais e condomínios de muitos prédios. Acredita-se que quando nos responsabilizamos por um cuidado com o meio ambiente, como o são o descarte e o tratamento do lixo limpo, nos tornamos mais éticos com a nossa cidade e nosso território de vida.

Um dos objetivos inclusive, é fazer com que a cidade recicle mais, e outro ponto positivo da medida é a geração de empregos.

Para Renato Prado, novo coordenador do Fórum da Cidadania e também responsável pelo Condomínio Sustentável, “há uma grande expectativa de que esse projeto colabore com a sensibilização e conscientização da população dos condomínios sobre questões de sustentabilidade, e em particular para o cumprimento da lei municipal de resíduos sólidos”.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Eca na Escola

História