Encontro marca retomada do Projeto ECA: Conhecer para Reconhecer

26 de agosto de 2013
Por

A nova etapa do Projeto ECA: Conhecer para Reconhecer acontece no dia 28 de agosto (quarta-feira), no SESC Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136). O encontro pedagógico terá como tema “Educação e Protagonismo” e pretende envolver os agentes que participaram das capacitações anteriores.  As inscrições podem ser feitas pelo e-mail eca@forumdacidadania.org.br. Mais informações pelo telefone 3221 2034, das 14 às 18 horas, com Maria Fernanda Portolani e no blog ecanaescola.wordpress.com.     

Integrado ao Programa Cidadania na Escola, o projeto realizou atividades de abril de 2012 até março de 2013.Tem natureza socioeducativa voltado aos educadores das escolas de Ensino Médio e Fundamental de Santos e Região. Tem como objetivo proporcionar a devida compreensão e aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no ambiente escolar, livrando-o de mitos e preconceitos que prejudicam o necessário entendimento de sua finalidade e importância.

Em 2012, a formação pedagógica formou 626 Agentes Educativos Multiplicadores do ECA na escola, representando 238 escolas e instituições de ensino.

O Projeto terá continuidade por mais dois anos, em razão do patrocínio obtido junto à  Petrobras e à renovação da parceria institucional de apoio que inclui  SESC, SEDUC de Santos,  Diretoria de Ensino da Região de Santos (DES), e das novas parcerias com a OAB de Santos e o Centro de Referência de Direitos Humanos da UNIFESP.

Dentro desta nova perspectiva se realizarão os encontros pedagógicos que constituem o processo sistemático de formação continuada dos Educadores vinculados ao Projeto. O intuito é consolidar a formação de Grupos de Adolescentes Protagonistas para participarem na trajetória compartilhada para, dessa forma, viabilizar um processo permanente de Educação para a Cidadania que seja trilhado para e sobretudo com os Adolescentes.

 Programação:

1 – Abertura e contextualização do Encontro com relatos de experiências bem sucedidas empreendidas por duas Escolas Municipais e duas Escolas Estaduais

2 – Apresentação da peça “ECA na Escola” pelo Grupo TeatrECA

3 – Debate sobre o tema “O Que Vem a Ser uma Educação Protagonista?e se estrutura no cotidiano escolar vivenciado por seus atores adolescentes. Debatedores: atores da peça teatral, o educador social, João Carlos França, a psicóloga e consultora sobre assuntos relacionados à Adolescência, Maria Isabel Calil.

4 – Comunicado sobre o próximo Encontro a ser realizado em 3 de outubro,  com o mesmo foco deste, porém com a participação protagonista dos Adolescentes                                                

 

costas frente

Tags: , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Eca na Escola

História