Abertas inscrições para a IV Conferência Regional do Meio Ambiente da Baixada Santista

2 de agosto de 2013
Por

logo conf. SantosInteressados em participar já podem se inscrever pelo e-mail: ivcrmabs@unisantos.br até o dia 14 de agosto. É preciso informar nome completo, número do RG, e-mail e telefone. Também é possível fazer a inscrição durante a conferência, nos dias 16 e 17 de agosto.

A Conferência Regional do Meio Ambiente chega à sua quarta edição com o objetivo de contribuir para a implementação da Lei 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

É uma iniciativa do Fórum da Cidadania de Santos, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM), Comitê de Bacia Hidrográfica da Baixada Santista e Universidade Católica de Santos (UniSantos).

O evento ocorrerá nos dias 16 e 17 de agosto, no campus D. Idílio José Sores, na Avenida Conselheiro Nébias, 300, a partir das 10 horas e vai reunir os poderes público, privado e terceiro setor, sociedade civil organizada, cooperativas de catadores e cidadãos em geral.

Na ocasião, representantes dos municípios e entidades da região se encontram para discutir geração e destinação dos resíduos sólidos. Em pauta produção e consumo sustentável, redução de impactos ambientais, geração de emprego e renda e educação ambiental. Participação de representantes do Ministério e das Secretarias do Meio Ambiente do Estado e da Região, universidade e ONG’s.

A meta é qualificar poder público, setor privado, sociedade civil organizada, cooperativas de catadores e cidadãos em geral no grande esforço nacional para reduzir a geração dos resíduos sólidos, assumir responsabilidades com a construção de uma sociedade sustentável e lançar um novo olhar sobre os resíduos sólidos, reconhecendo-os como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor da cidadania. Os debates serão norteados pelos seguintes temas: divulgar sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos para cada ente da federação; Contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos com foco nos eixos: Produção e Consumo Sustentáveis, Redução de Impactos Ambientais, Geração de Emprego e Renda e Educação Ambiental; Estabelecer a responsabilidade compartilhada entre governos, setor privado e sociedade civil; Contribuir para que cada estado e município solucionem os entraves e desafios na implementação da gestão dos resíduos sólidos; Difundir práticas positivas que possam contribuir para desenhos de políticas públicas locais e regionais.

A participação na Conferência é aberta ao público em geral, como membros de ONGs e estudantes universitários. O evento conta com o apoio das empresas Embraport, Sabesp e Terracom.

 

Programação:

Sexta-feira (16)

10 horas Painel I: Fundamentos e Prioridades de Políticas Públicas para a Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos.

Na mesa Ronaldo Hipólito (Gerente de Projetos do Departamento de Ambiente Urbano da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente) e Zuleica Maria Lisboa Perez (Coordenadora de Planejamento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente).

14 horas Painel II: Estágio Atual da Implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos nos Municípios da Baixada Santista.

Coordenação: Representante do Governo do Estado de São Paulo e participação dos Secretários de Meio Ambiente das cidades da Região Metropolitana (Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente).

16h15 –  Painel III: Alternativas para a Destinação Final de Resíduos Sólidos na Baixada Santista. Na mesa o Gestor Público: engenheiro Élio Lopes dos Santos (Coordenador da Câmara Temática de Meio Ambiente do CONDESB); o representante da iniciativa privada, engenheiro Antônio Mello Neto (Coordenador de Infraestrutura e Logística da TERRACOM). Representando o Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis: Elma de Oliveira Miranda (Cooperativa Viva Bem de São Paulo). Pela Universidade, o professor Paulo Ângelo Lorandi (coordenador do Programa de Mestrado em Educação da UniSantos).

 

Sábado (17)

9h30 – Grupos Temáticos para discussão e aprovação de propostas.

Grupo I: Produção e Consumo Sustentável. Facilitadora: Ingrid Maria Furlan Öberg (Bióloga e Especialista em Ciências Ambientais do Programa de pós-graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo – PROCAM/USP e Analista Ambiental do IBAMA de Santos).

Grupo II: Redução de Impactos Ambientais: Facilitador: Marcos Pellegrini Bandini (Geólogo, Ambientalista e Participante da Formulação da Lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos).

Grupo III: Geração de Emprego e Renda. Facilitador: José Carlos Omnis (Assessor Técnico de Projetos de Economia Solidária).

Grupo IV: Educação Ambiental: Facilitador: Paulo Marco de Campos Gonçalves (Membro da Coordenação da Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista – REABS).

14h30 – Plenária Final para apresentação, discussão e aprovação das propostas.

16h30 – Eleição de Delegados/as à Conferência Estadual e Encerramento da Conferência.

 

Sobre a Lei 12.305/2010 institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e dispõe seus princípios, objetivos, instrumentos, perigos, gestão política e responsabilidades. De acordo com a lei, todas as pessoas, tanto físicas quanto jurídicas tem parte, direta ou indiretamente, na geração e no gerenciamento dos resíduos sólidos.

* material elaborado a partir do texto de autoria de Maryana Roedel

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

2 Responses to Abertas inscrições para a IV Conferência Regional do Meio Ambiente da Baixada Santista

  1. anderson de araujo on 11 de agosto de 2013 at 180555

    Meu nome anderson de araujo.rg.26637013-5/
    Email:andersonaraujo28@hotmail.com
    fone 1397331952
    Eu vou participar do evento.afinal sou formado tecnico meio ambiente
    e tenho que esta antenado no assunto.e conseguir uma oportunidade na area.
    grato
    .

    • Cidinha Santos on 11 de agosto de 2013 at 180855

      Anderson, vc deve encaminhar sua inscrição para o e-mail: ivcrmabs@unisantos.br.
      Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Eca na Escola

História