forum-box

Sobre o Fórum

O Fórum da Cidadania de Santos, fundado em 18 de maio de 2002, é uma instância informal, da caráter suprapartidário e sem fins lucrativos, que reúne Entidades, Cidadãos e Cidadãs que desejam exercer plenamente uma Cidadania Participativa de forma ativa, solidária e coletivamente organizada.

missao

Missão

Mobilizar a comunidade para promover os Direitos, Deveres e Responsabilidades da Cidadania, visando a Transformação Social com Qualidade de Vida.

 

objetivos

Objetivos

• Promover o Interesse Público, Justiça Social e Dignidade para todos;
• Valorizar a Diversidade Étnico-Cultural;
• Combater a Desigualdade e todas as formas de preconceitos e discriminações;
• Exercer o Controle Social e Democrático sobre os poderes constituídos, agentes de mercado e meios de comunicação no sentido de ser garantida a Transparência e Gestão
• Democrática de Cidade;
• Fomentar ações que promovam o Desenvolvimento Sustável da cidade e região;

meios

Meios de Atuação e Estrutura

No sentido de atender a seus objetivos são desenvolvidos em caráter permanente as seguintes atividades: cursos, debates, seminários, atos públicos, práticas culturais, campanhas educativas e projetos em parceiras com  Instituições da Comunidade.
Para prover a estrutura, respaldo jurídico-institucional e recursos necessários para viabilizar suas iniciativas, foi constituída uma Associação Civil/ONG denominada Consciência pela Cidadania – CONCIDADANIA.

 

Estação da Cidadania

A Estação da Cidadania foi inaugurada no dia 25 de Agosto de 2006, por meio de um contrato de comodato e termo de parceria envolvendo a Consciência pela Cidadania (CONCIDADANIA), a Prefeitura Municipal de Santos e o Grupo Pão de Açúcar/ Extra (proprietário do imóvel). As instalações deste espaço, além de abrigar as atividades do Fórum da Cidadania, são permanentemente utilizadas por Entidades Públicas e da Sociedade Civil. Cumpre a tarefa de centralizar a divulgação e troca das mais variadas iniciativas de estímulo à cidadania.

Saiba mais
forum-moldura
old-moldura

Grupos de Trabalho

Temos cerca de 60 pessoas como membros e associados construindo diariamente práticas cidadãs, com

Associe-se
grande
medio
menor

Fórum Social Permanente da Baixada Santista

Fórum Social Permanente da Baixada Santista

O Fórum Social da Baixada Santista assume caráter permanente de integração das lutas sociais da região, com denominação de Fórum Social Permanente da Baixada Santista (FSPBS).

Acesse a carta "Outra Baixada é Possível" que fundamenta as ações deste Fórum e acesse também o conjunto de propostas sobre as mais variadas áreas/temas, que constitui uma agenda para o planejamento e atuação do FSPBS.

Outra Baixada é Possível
FSPBS_Documento de Propostas

Nossos Pilares

cultura

educação

Cidadania

Meio Ambiente

Espaço para educação e desenvolvimento socioambiental

Estação da Sustentabilidade

Espaço para educação e desenvolvimento socioambiental

Com a atual demanda de consumo em recursos naturais para o desenvolvimento e manutenção de grandes cidades, poucas pessoas imaginam a importância de ter bons hábitos. A educação ambiental se revela como importante ferramenta no processo de conscientização e troca de saberes, além do fortalecimento de redes e fomento da conexão entre a sociedade e o meio ambiente. A partir desta compreensão, foi elaborado um calendário de cursos pertinentes à Sustentabilidade. Plantio de mudas nativas, horta caseira, utilização de ervas medicinais, paisagismo, reutilização de materiais recicláveis, reflexão a respeito do consumo, são alguns temas. Confira informações completas aqui. 

Calendário

Fotos

menor ambiente cidadania cultura educacao forum-moldura grande medio

Vídeos

Associe-se já

Por que Colaborar?

Desempenhamos um importante papel para o desenvolvimento local e regional de uma cultura cidadã, bem como para o desenvolvimento de projetos de educação para cidadania e para a construção de uma diretriz que leve a uma Santos Sustentável.

Além disso, nos tornamos uma referência marcante para viabilizar iniciativas que possam contribuir para a conquista de uma cidadania plena para todos. Colaborar significa também fazer parte do projeto de uma cidade melhor.

Associa-se

O papel dos associados é importante em diversos momentos, participar das atividades do Fórum pode significar estar presente nas assembleias, propor ações, comparecer a eventos e discussões de temas pertinentes à cidadania e contribuir com a mensalidade, no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais), que na verdade é a taxa de manutenção necessária para nosso funcionamento.

Somos uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos e sem esse importante aporte dos associados não teríamos conseguido realizar tantas ações.

Como doar?

Depósito bancário
Boleto bancário

Tem dúvidas?

Para qualquer dúvida ou informação complementar, entre em contato conosco:

E-mail: contato@forumdacidadania.org.br

Tel: (13) 3221-2034

Nosso horário de expediente de segunda a sexta de 14h às 21h

Contribua com o Fórum da Cidadania

Eventual

Assinatura